Simulações


MÓDULOS DE CÁLCULO

















Apresenta um grande número de módulos independentes de modo que o usuário adquire apenas aqueles módulos de seu interesse.



Esses módulos são interligados de forma tal que os resultados de um deles pode, a critério do usuário, ser utilizado como input de outro módulo. 

Por exemplo, os resultados de fluxo de carga podem ser utilizados nos cálculos do módulo de curto circuito e, os resultados deste nos módulos de Coordenação de Dispositivos de Proteção e de Cálculo de Malha de Aterramento.



BANCO DE DADOS TRIDIMENSIONAL


















Diferentemente de outros programas existentes no mercado, o Etap utiliza o conceito de Banco de Dados Tridimensional onde cada uma das dimensões é responsável, respectivamente, pelas configurações gráficas do sistema elétrico, das condições operacionais e das especificações técnicas dos seus componentes.



O usuário pode criar um número ilimitado de Apresentações, de Condições Operacionais e de Especificações Técnicas e com isso criando com rapidez e facilidade diversos cenários para os seus estudos, além de utilizar pouca memória do computador.


TAMANHO DO PROGRAMA

















O tamanho do programa é definido pelo número de barras para o qual é adquirido. 


Também, diferente de outros programas para os quais são necessárias a criação de barras (nós) artificiais para definir as equações que compõem o sistema elétrico, a concepção utilizada pelo Etap é de incorporar os cabos alimentadores das cargas (motores, cargas estáticas,etc.) nas próprias especificações das cargas.



Com esta concepção o número de barras necessárias é exatamente o numero de barras e nós do sistema, não havendo necessidade de criação de barras artificiais. 


Por exemplo, um Centro de Controle de Motores possuindo 50 cargas, no Etap será representado por apenas 1 barras, enquanto que para outros programas seria representado por 51 barras (i barra real e 50 artificiais).